Eae gente :) fazem parte do meu grupo: a Renata, a Eduarda e a Francielle. A gente vai pesquisar a fundo como são, o que são, e tudo mais sobre os alimentos transgênicos ( pra quem não sabe, são alimentos modificados geneticamente). nosso grupo quer saber também quais são os malefícios, e os benefícios desses alimentos para a nossa saúde e para o meio em que vivemos. Pelo o que já pesquisamos, é um assunto que já deu muita polêmica e já gerou muitas leis em cima disso, como a que obriga a por o símbolo de alimentos transgênicos em alimentos que foram modificados geneticamente, porém a maioria das empresas não cumprem a lei. Mais pra frente eu vou postando mais coisas sobre o nosso projeto, como a ideia de fazer uma hortinha aqui na escola!
abraços :)

quinta-feira, 24 de maio de 2012

GRUPO: Edivan, Renata, Eduarda e Franciele-102
ASSUNTO: Alimentos orgânicos


    ALIMENTOS ORGÂNICOS: INTRODUÇÃO: Alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem nenhum tipo de agrotóxicos, fertilizantes a produtos químicos que podem fazer mal  à saúde. os sistemas orgânicos tem como base os princípios agroecológicos que contemplam o uso   saudavel e resposavel do solo, da agua, do  ar e dos outros recursos naturais de modo que possa reduzir as formas de contaminação e desperdicios desses elementos contribuindo para o desnvolvimento sustentavél segundo o site MEGAAGRO "80 % das pessoas consomem alimentos orgânicos  sempre, 15 % das pessoas consomem alimentos orgânicos eventualmente e 5% das pessoas consomem muito eventualmente,  pesquisa feita em são paulo, SP. 
     Com essa pesquisa que o site MEGAAGRO realizou, vemos que pucas pessoas não cosomem alimentops orgânicos, porém essa pesquisa foi feita só em são paulo-SP. Em algumas regiões do BRASIL e do mundo, há       
pessoas que não sabem a inportância dos alimentos orgânicos. segundo o site NATUREBA VEGETARISMO, "os alimentos orgânicos protege a qualidade da água, a fertilidade do solo, a vida silvestre e são mais nutritivos. 

Incluir produtos orgânicos nas compras incentiva a produção e no longo prazo, torna os orgânicos mais baratos".
    Os benefícios e as vantagens de consumir os alimentos orgânicos são:
- Os alimentos são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos;
- São mais saborosos;
- Sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação;
- A produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão-de-obra.
E a desvantagem de consumir os alimentos orgânicos é:
- Que são mais caros do que os convencionais, pois são produzidos em menor escala e os custos de produção também são maiores.
      Agora para e reflita: o que é melhor para você? consumir alimentos com uso de agrotóxicos, fertilizantes, pesticidas, e o mais importante de tudo, sabendo que o consumo desses alimentos faz mal para sua saúde? ou, consumir alimentos orgânicos, que são totalmente naturais e que faz bem para saúde?
     Agora em nosso projeto iremos analizar o crescimento de alimentos orgânicos, sem fertilizantes, pesticidas, agrotóxicos,e iremos comparar o rendimento e o crescimento entre alimentos com agrotóxicos e alimentos  sem produtos químicos, enfim ALIMENTOS COMPLETAMENTE ORGÂNICO.

4 comentários:

  1. Amores, o texto está muito bom, mas precisamos fazer algumas mudanças. O título precisa ser mais específico,
    Ex.:
    A produção de alimentos orgânicos na área da escola como alternativa mais saudável e econômica.

    INTRODUÇÃO: Alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem nenhum tipo de agrotóxicos, fertilizantes e produtos químicos que podem fazer mal à saúde. Os alimentos orgânicos tem como base os princípios agroecológicos, que contemplam o uso saudável e responsável do solo, da água, do ar e dos outros recursos naturais, de modo que possa reduzir as formas de contaminação e desperdicios desses elementos contribuindo para o desnvolvimento sustentavel. Segundo o site MEGAAGRO, "80% das pessoas consomem alimentos orgânicos sempre, 15% das pessoas consomem alimentos orgânicos eventualmente e 5% das pessoas consomem muito eventualmente, pesquisa feita em são paulo, SP. Em algumas regiões do BRASIL e do mundo, há pessoas que não sabem a importância dos alimentos orgânicos. No site NATUREBA VEGETARISMO, "os alimentos orgânicos protegem a qualidade da água, a fertilidade do solo, a vida silvestre e são mais nutritivos. Para tanto, o objetivo desse projeto é analisar o crescimento de alimentos orgânicos, sem fertilizantes, pesticidas, agrotóxicos e comparar o rendimento e o crescimento entre alimentos com agrotóxicos e alimentos sem produtos químicos.

    ResponderExcluir
  2. Queridos,
    só algumas correçõezinhas e continuamos... Vocês podem fazer o cronograma num quadro no exel se quiserem.
    Maio: decisão do tema do projeto, montagem da introdução e o inicio da formação de perguntas para pesquisa popular.
    Junho: Preparo do Campo para começar a plantação, pré-remoção da pracinha, orçamento da estufa, visita ao CEAMI e inicio da pesquisa científica e popular.
    Julho: colher os alimentos plantados na horta, doá-los para escola, término da pesquisa popular e inicio da montagem de gráficos sobre a pesquisa popular.
    Agosto: Começo da análise dos alimentos plantados na horta e levantamento de dados sobre o crescimento dos alimentos orgânicos.
    Setembro: Continuação da observação da horta e conclusão da analise dos alimentos orgânicos plantados.
    Outubro: pesquisa concluída, início da descrição do artigo, continuação do plantio a horta, organizar a estrutura do banner .
    Novembro: Banner concluído,o trabalho de conclusão e a apresentação do trabalho.

    Obs: querido, Faça uma revisão no seu texto de apresentação. Vocês mudaram de tema, de alimentos transgênicos para alimentos orgânicos e no entanto, você não mudou. Um grande abraço, nos vemos na próxima aula!!!

    ResponderExcluir
  3. Queridos, não se esqueçam de postar fotos do pátio antes de vocês fazerem a horta e durante... é interessante termos esse acompanhamento. Está muito legal o trabalho. Vocês podem pesquisar também sobre agrotóxicos e suas leis. Como o Brasil e mais especificamente o Rio Grande do Sul tem encarado esse problema. Procurem no site da FEPAM ou SEMAE. Um abraço!

    ResponderExcluir